Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rotina de Treinos: Onde Encontrar Motivação?

Motivação: Eu persistirei até conseguir.

Saudações Taekwondistas!

Mesmo para os amantes da nobre arte marcial, e não menos importante, esporte olímpico do Taekwon-Do, encontrar motivação para enfrentar a maratona de exercícios físicos, trabalhos técnicos e psicológicos, tratamento das mais diversas lesões, conviver com resultados positivos e negativos nas competições, têm sido um desafio constante para os atletas de alto rendimento e também para aqueles praticantes que utilizam outros elementos de nossa arte marcial em busca de uma melhor qualidade de vida.


Obviamente, que para os atletas profissionais, em virtude da necessidade de obtenção dos melhores resultados, a falta de motivação é um termo que não está no vocabulário dos grandes campeões, uma vez que dependem de um bom desempenho para consolidar suas carreiras desportivas. No entanto, para uma segunda fatia de praticantes, aqueles que encontram no Taekwon-Do uma maneira de se exercitar, sair um pouco do estressante dia-a-dia de trabalho (sedentarismo) e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de aprender conceitos técnicos de defesa pessoal, de competição e, sobretudo, de filosofia de vida, adotar a mencionada rotina de treinos é uma tarefa deveras complicada.

Vencedores não são as pessoas que nunca falham, mas aquelas que nunca desistem.

Assim sendo, a pergunta que não quer calar é: onde encontrar motivação para enfrentar a rotina de treinos?* Pois bem, meus amigos, apesar da pouquíssima experiência que este humilde autor e metido a entendedor do assunto, apresentarei na sequência alguns elementos que certamente farão você refletir e entender da necessidade de continuidade de suas atividades, vejamos:

  • Qulidade de vida: lembre-se que se ausentando dos tatames, concomitantemente, você estará deixando de ganhar/manter a sua saúde;
  • Objetivos: nossa existência é marcada pela constante criação de metas particulares que devem ser alcançadas (ou pelo menos, devemos tentar alcançá-las) para que nossa vida tenha sentido (Fernando Pessoa: 'o homem é do tamanho dos seus sonhos');
  • Família: tenho certeza absoluta que pelo convívio com as demais pessoas da academia, você estará criando laços de amizade que, provavelmente, num futuro bem próximo, serão convertidos em inúmeras vantagens sociais, profissionais, entre outras;
  • Superação: não tem nada melhor que o sentimento de dever cumprido ou então, de ter a consciência de ter feito o seu melhor em busca do sucesso. Este é mais um benefício que você estará deixando escapar, camarada;
  • Vitória: para finalizar este pequeno rol, não podemos esquecer de uma das mais satisfatórias sensações que o esporte, de modo especial o Taekwon-Do, proporciona aos seus praticantes - o sabor da vitória. Atrelada aos demais elementos mencionados, sobretudo ao elemento da superação, o sabor da vitória é aquilo que nos mantém firmes em busca de novas conquistas (por mais simples que elas sejam).

Vitória: Simplesmente, uma inexplicável sensação (China, essa é pra você!).

Bem, para aqueles que estão pensando que surtei ou coisa do tipo, gostaria de informar que o motivo desta postagem é bastante simples: contribuir de alguma forma pela busca e/ou manutenção da motivação de continuar batalhando na busca dos nossos objetivos.

Ninguém está dizendo que é uma tarefa fácil, mas se assim fosse, não teria a menor graça; não é mesmo? Então, corre para o treino!

*Postagem baseada em fatos reais (HAHAHA!)

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa verde e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição. Ah! Também é um Albatroz.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...