Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Curiosidade: República da Coreia

Brasão de Armas: Coreia do Sul.

Saudações Taekwondistas!

Diante da necessidade de nos familiarizarmos com a cultura da pátria mãe do Taekwon-Do, gostaria de compartilhar com os senhores esta rápida, mas abrangente pesquisa relacionada à República da Coreia - ou Coreia do Sul para os mais íntimos.

Após a Segunda Guerra Mundial, e início da Guerra Fira, no ano de 1948, o território da Coreia foi dividido em duas partes. Essa divisão teve como critério a passagem do paralelo 38° norte. Originou-se um país ao norte desse paralelo, denominado Coreia do Norte, sob a influência do regime socialista da ex-União Soviética; e outro país ao lado sul desse mesmo paralelo, denominado Coreia do Sul, sob a influência do capitalismo Estadunidense. Somente no dia 15 de agosto de 1948, foi criada a República da Coreia (nome oficial), com capital em Seul e sob influência política norte-americana.

Após vários anos de conflitos entre as duas Coreias, somente no final da década de 1990 houve o processo de aproximação político-econômico entre as duas nações.

A Coreia do Sul é um país do sudeste asiático, tem terreno montanhoso, banhado pelo Oceano Pacífico, localizado na porção meridional da Península da Coreia. O topônimo Coreia deriva-se de Koryo, 'alto e belo', nome da dinastia que governou o país de 918 a.C. até 1392 d.C.

Mapa: Península da Coreia.

O idioma oficial do país e o mais falado pelos sul-coreanos é o coreano, cuja classificação ainda é objeto de debate; alguns autores afirmam que ela pertence à família altaica, enquanto outros afirmam que é uma língua isolada. O coreano tem o seu próprio alfabeto, o hangul, que foi inventado ao redor do século XV.88 Ainda que por seu aspecto pareça ser um alfabeto pictográfico, na realidade é um alfabeto organizado em blocos silábicos. Cada um destes blocos consiste em pelo menos dois dos 24 caracteres (jamo): com quatorze consoantes e dez vogais. Os alfabetos hanja (chinês) e o latino são usados dentro de alguns textos em coreano, uma prática mais usual no sul do que no norte. Ainda que também seja o idioma nacional da vizinha Coreia do Norte, o coreano falado na Coreia do Sul difere do falado pelos norte-coreanos em alguns aspectos como a pronúncia, a ortografia, a gramática e o vocabulário. O inglês é usado como segunda língua pela maioria da população, além de ser ministrado de forma obrigatória nas escolas secundárias.

Em virtude de seu acelerado desenvolvimento industrial e econômico durante a década de 1970, formou, juntamente com Cingapura, Hong Kong e Taiwan, os Tigres Asiáticos. Seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.

Seul: Capital política e administrativa da República da Coreia.

A educação é considerada fundamental para o êxito e, em consequência, é alvo de grande atenção governamental, com gastos correspondentes a 4,2% do PIB. Segundo dados de 2006 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos da OCDE, o país ficou em primeiro lugar na resolução de problemas, terceiro lugar em matemática e décimo-primeiro em ciência. O sistema educativo coreano está tecnologicamente avançado e foi o primeiro país do mundo a equipar todas as escolas primárias e secundárias com internet de banda larga. Com esta infraestrutura, o país tem desenvolvido os primeiros livros didáticos digitais no mundo, que serão distribuídos de forma gratuita aos estudantes do ensino primário e secundário.

A cozinha coreana, hanguk yori (한국요리, 韓國料理), ou hansik (한식, 韓食), tem evoluído através de séculos de mudanças sociais e políticas. Os ingredientes e pratos variam conforme a cultura de cada província. Existem muitos pratos regionais significativos que têm proliferado com diferentes variações em todo país. A cozinha da corte real coreana chegou a reunir todas as especialidades regionais únicas para a família real. Por muito tempo, o consumo de alimentos foi regulado por uma série de modos e costumes, tanto para os membros da família real, quanto para os camponeses coreanos. A cozinha coreana se baseia em grande parte em arroz, talharins, tofus, verduras, peixes e carnes.

Gastronomia: Bulgogi.

A comida tradicional coreana se caracteriza pelo número de acompanhamentos, banchan (반찬), que são servidos junto com o arroz de grão curto fervido. Cada prato é acompanhado por numerosos banchan. Entre os pratos tradicionais mais consumidos estão o bulgogi, o bibimbap e o galbi. O chá é uma parte importante da gastronomia nacional, e a cerimônia do chá é uma das tradições mais arraigadas da população. Os chás do país são preparados com cereais, ervas medicinais, sementes e frutos. As bebidas alcoólicas são feitas a partir dos cereais desde antes do século IV. Entre os principais licores sul-coreanos, encontram-se o takju (não refinado), o cheongju (medicinal) e o soju (licor destilado). O takju é a base para a fabricação de outras bebidas regionais, aumentando ou diminuindo o tempo de fermentação.

Bandeira: República da Coreia.

Dados geográficos, políticos e demográficos da Coreia do Sul:
  • Extensão territorial: 99.016 km²;
  • Localização: Ásia;
  • Capital: Seul;
  • Clima: Temperado continental;
  • Governo: República com forma mista de governo;
  • Presidente: Lee Myung-bak;
  • Divisão: 9 províncias e 6 cidades especiais;
  • Idioma: Coreano.
  • Religião: Cristianismo 40,8%, crenças tradicionais 15,6%, Budismo 15,3%, novas religiões 15,2%, Confucionismo 11,1%, sem religião e ateísmo 1,6%, outras 0,5%;
  • População: 48.332.820 habitantes;
  • Composição Étnica: Coreanos 99,9%, Chineses 0,1%;
  • Densidade demográfica: 481 hab/km²;
  • Taxa anual de crescimento populacional: 0,46%;
  • População residente em área urbana: 81,71%;
  • População residente em área rural: 18,29%;
  • População subnutrida: 4,5%;
  • Esperança de vida ao nascer: 78,2 anos;
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,877;
  • Moeda: Won;
  • Produto Interno Bruto (PIB): 956.788 milhões de US$;
  • PIB per capita: 19.841 de US$;
  • Relações exteriores: Apec, Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, OCDE.
Fortaleza de Hwasong: Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Arte: Estátua de Buda.
Trem: Korea Train Express.
Arquitetura: Seul e o Palácio Deoksugung.
__________________________
Fontes: Brasil Escola e Wikipedia

Muito bem, meus amigos, esta é a República da Coreia.

AKTA
Márcio José de Paula ou Mu é faixa azul e pratica TKD há pouquissimo tempo. Dizem que quando tenta golpear alguém, costuma fazer careta de meme (lol). Mas é intriga da oposição. Ah! Também é um Albatroz.
Email: marciojosedepaula@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...