Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

História

Kukkiwon

De acordo com a World Taekwon-Do Federation (http://www.wtf.org), podemos dividir o desenvolvimento histórico do Taekwon-Do em quatro épocas diferentes:
  • Antiguidade;
  • Idade Média;
  • Período Moderno;
  • Atualidade.

Para podermos abranger de modo didático, estaremos obedecendo esta divisão, procurando segmentar os tópicos para melhor entendimento. 


Antiguidade: o Princípio

Ao longo da história da humanidade, o ser humano desenvolveu métodos para preservar sua espécie, aproveitando-se não só do instinto natural de sobrevivência, mas também da interpretação dos fatos ao seu redor. Armas, armadilhas, fogo, métodos para caça coletiva, copiar animais em ataque, tudo isto mais o cérebro privilegiado do ser humano resultou em grandes fatos que impulsionaram a civilização. As artes marciais tiveram grande impulso no Oriente, e cada país tem sua história vinculada ao desenvolvimento destas artes.

Há cerca de 1.800 anos, a Coréia era dividida em três reinos:
  • Koguryo: localizado ao Norte era o maior deles e possuía uma aliança com a China;
  • Paek-Je: localizado à Sudoeste era o polo de desenvolvimento intelectual da época;
  • Silla: localizado à Sudeste, transformou-se no berço das artes marciais coreanas.

O reino de Koguryo foi fundado em 37 a.C. e perdurou até o ano de 668 d.C. quando tornou-se parte do reino de Silla. As artes plásticas tinham grande valor neste reino, e na região onde estava localizado podemos encontrar afrescos, baixo-relevos e estátuas que mostram muito bem a riqueza de seu auge. Sua aliança com a China proporcionava grande vantagem para seu exército, e foi justamente por considerar-se mais poderoso que os outros dois reinos, acabou desprezando as artes intelectuais e sucumbiu ao reino de Silla.

O reino de Paek-Je foi fundado entre os anos 15 e 20 a.C., existiu até ser conquistado pelo reino de Silla. Nunca chegou a ser uma potência militar e quando de sua conquista, a cultura deste reino foi praticamente exterminada.

Mapa: Coréia Antiga.

Sendo o menor dos reinos, Silla foi fundado em 57 a.C. perdurando até 935 d.C., quando já dominava toda a Coréia e transformou-se no reino Koryo, de onde provém seu atual nome. Seu fundador foi o príncipe Pak Hio Ko Se, estabelecendo a capital em Kyongyu, sofreu correntemente invasões por parte da China, Koguryo, Paek-Je e Japão sendo este o real motivo para o desenvolvimento de seu exército à partir do ano 37 d.C., quando o rei Ching Hung convocou todos e nobres patriotas do país para formar uma sociedade secreta e de porte militarista que à maneira de uma academia formaria os eventuais chefes de guerra. Mais tarde este grupo seria conhecido como Hwa Ran Do "Irmão Maior". Cultos, atléticos, inteligentes e de formação estratégica, este grupo era patriótico e destemido, tendo forjado o espírito e o corpo para defender e unificar seu país, alcançando o máximo de poder nos meados do século VIII. Seu treinamento físico era árduo e muito mais rígido o código de honra cujos cinco princípios deram origem a sua filosofia, criados pelo monge Wong Wang:
  1. Lealdade ao Rei;
  2. Fé para com os amigos;
  3. Devoção a família;
  4. Valentia e obediência absoluta em batalha;
  5. Não tirar qualquer vida sem imperiosa necessidade.

Sob o comando do General Kim Yum Shim, finalmente foram unificados os três reinos sob a bandeira de Silla, 668 d.C., sendo que entre 634 e 653 d.C. foram estreitados os laços com a China, trazendo assim cultura militar tática.

Ao final do século VIII porém, o reino de Silla estava decadente e muitos dos chefes de guerra do Hwa Ran Do estavam por fim abandonando seus princípios e transformando-se numa elite parecida com a que dominava os reinos conquistados anteriormente. O estopim para isto se deu com o assassinato do rei Wongtao no ano de 780 d.C., e com ele vieram intrigas e jogos de poder. Em 892 d.C., um nobre chamado Kio Wing formou o reino independente chamado Paek-Je, e em 901 d.C. Kun Gye, filho bastardo do rei assassinado, fundou o reino de Koguryo, ou seja, voltaram a surgir os três reinos. Entretanto, foi à partir deste último que surgiu o reino de Koryo, e onde começa a Idade Média da Coréia. 


Idade Média: Transformações de um País

Neste período, a arte marcial Taekyon ganhou impulso, e teve desenvolvimento expressivo, tornando-se um dos quisitos para ingressar na vida militar do período. No ano de 918 d.C. o General Wang Kong sucedeu a Kun Gye no trono de Koguryo e deu ao reino o nome de Koryo, passando a fortalecê-lo belicamente até que no ano de 935 d.C. tomou por completo o Reino de Silla e fundou a dinastia Koryo, que perdurou até 1.392, quando assumiram o poder os Yi. Foi no princípio da dinastia Yi que um monge chamado Mioch Ong, cuja filosofia religiosa mesclava confucionismo e budismo, sendo líder militar permitiu o desenvolvimento das artes marciais. Foi ele também quem incentivou o desenvolvimento da esgrima na Coréia, pois esta ainda não havia atingido o nível dos paises vizinhos.

Apesar disso, a elite intelectual dominouo o governo, substituindo as lideranças militares por civis, decretando assim a decadência do período Yi que findou em 1910 com a invasão japonesa, dando início ao Período Moderno. 


Período Moderno: o Desenvolvimento em Segredo

Com a invasão japonesa, toda e qualquer manifestação cultural coreana foi sumariamente proibida, em especial as artes marciais, pois estas traziam de volta o espírito nacionalista do antigo Hwa Ran Do. Apesar disso, dois mestres de Taekyon, Song Do Ki e Han Ji Dong, procuraram manter viva a memória desta arte, treinando secretamente. Isto se deu até o final da 2ª Guerra Mundial em 1945, onde se findou o domínio japonês e o então tenente Choi Hong Hi recebeu a tarefa de divulgar o Taekyon. Este é o início do período presente. 


Atualidade: o Tae Kwon Do Ganha o Mundo

Já em 11 de abril de 1955, deu-se uma Assembléia sob o comando do já General Choi Hong Hi, onde reuniram-se instrutuores, historiadores e personalidades que unificaram os estilos de arte marcial da Coréia e criaram a Arte Marcial Nacional, com o nome de Taekwondo:
  • Tae: pé;
  • Kwon: mão;
  • Do: caminho.

Neste momento, as artes marciais japonesas estavam muito disseminadas e estes mestres tiveram muito trabalho para voltar a difundir o Taekwondo, tendo que adaptá-lo de defesa pessoal para esporte de contato, mas ainda mantendo as características de arte marcial. Tanto é verdade que as Forças Armadas Coreanas os tinham como treinamento e foi utilizado na Guerra da Coréia (1949-1955).

No ano de 1964 foi realizada a primeira competição de Taekwondo e no ano seguinte (1965) foi fundada a KTA (Korean Taekwondo Association), o primeiro órgão a regulamentar o Taekwondo no mundo, e em 1967 o General Choi Hong Hi comandou a fundação da ITF (International Taekwondo Federation), órgão que formou turmas de mestres instrutores internacionais e enviou-os para várias partes do mundo. Seu desenvolvimento se deu rapidamente, ao ponto de em 20 de março de 1971 ser proclamado como "Esporte Nacional Coreano". Entre os anos de 1972 e 1973, o General Choi foi exilado de seu país por motivos políticos e instala a sede da ITF em Toronto, Canadá. O então presidente da Coréia, Park Chung Hee convocou os especialistas em Taekwondo para uma assembléia e foi então criada a WTF (World Taekwondo Federation) com sede em Seul onde foi construído o Kukiwon, sob a presidência do Dr. Un Yon Kim, em 28 de maio de 1973. Ainda neste ano foi realizado o Primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo em Seul, com participação de 22 equipes.

Coréia do Sul, o Berço do Taekwon-Do.

No ano de 1978 foi realizado o 1º Campeonato de Taekwondo dos Estados Unidos, no ginásio de Harvard, que contou com a participação de 1200 atletas e a presença do então presidente Jimmy Carter. Ainda neste ano aconteceu o 3º Campeonato Asiático em Hong Kong, entre 8 e 10 de setembro; e no México foi realizado o 1º Campeonato Panamericano de Taekwondo entre os dias 17 a 22 deste mesmo mês.

Em 1979 acontecia o 1º Campeonato Africano na Costa do Marfim, com a participação de sete países africanos, em Abijan. Em 17 de julho de 1980, o Comite Olímpico Internacional (COI) outorgou reconhecimento a WTF, e em 1984 o Taekwondo foi integrado como esporte oficial nos Jogos Asiáticos - na 3ª Assembléia Geral do Conselho Olímpico da Ásia. Já nas olímpiadas de Seul (1988) e Barcelona (1992) o Taekwondo participou como esporte de demonstração, tornando-se oficialmente esporte olímpico nas olímpiadas de Sidney (2000).

Hoje o Taekwondo é praticado em 124 países, atingindo o expressivo número de 30 milhões de praticantes. 


Introdução do Tae Kwon Do no Brasil

A pedido do Ministério da Educação do Brasil, o Taekwon-Do foi introduzido no Brasil pelo Grão-Mestre Sang Min Cho, por ordem do General Choi.

General Choi Hong Hi.

O Grão-Mestre Cho chegou ao Brasil em Julho de 1970, sem falar o português e sem qualquer conhecimento da cultura brasileira. Foi ele quem inaugurou a Academia Liberdade, em São Paulo, primeira academia do Brasil, em 08 de Agosto de 1970. Através do Grão-mestre Cho, começaram a chegar outros mestres coreanos para começar a expansão do Taekwondo aqui no Brasil. Mestre Cho não quis que o Taekwondo fosse conhecido como "Karatê Coreano" o que já era comum nos Estados Unidos, com a finalidade de facilitar o conhecimento do povo americano. Por determinação do Mestre Cho, aqui no Brasil o Taekwondo sempre foi assim chamado.

Atualmente o Taekwondo é praticado em todos os estados Brasileiros já formou mais de 3.000 faixas pretas e contando com cerca de 100.000 praticantes ativos.

***

Facebook