Bem-vindo(a) ao blog da Associação Kenio Taekwon-Do!
O ponto de encontro dos alunos, atletas e simpatizantes da equipe de Taekwon-Do da cidade de Apucarana/PR.

Taekwondo

Taekwon-Do: Caminho dos Pés e das Mãos.

Definição

O que é Taekwon-Do? Traduzindo literalmente do coreano, "Tae" significa pé, "Kwon" significa mão e "Do" significa caminho, ou seja: o caminho dos pés e das mãos.

O Taekwon-Do é uma arte marcial que procura desenvolver características físicas importantes como a velocidade, a coordenação, a força, a flexibilidade, a resistência, a destreza, entre outras. Na sua prática utilizam-se apenas as armas naturais do corpo, os braços e as pernas, através de ataques, defesas e esquivas para a eliminação rápida da ameaça externa. Na prática do Taekwon-Do exploram-se vários domínios como as técnicas de combate e defesa pessoal, desporto, filosofia, meditação e etiqueta.

O Taekwon-Do é também um desporto que integra o quadro de competição olímpica, tendo surgido primeiramente como desporto de demonstração em Seul (1988) e finalmente como desporto oficial em Sidney (2000).

Existem dois estilos dominantes de Taekwon-Do:

  • Estilo Kukkiwon da World Taekwondo Federation, no qual existe grande ênfase na parte desportiva, sendo o estilo de combate mais comum o Shihap Kyorugui (Combate Olimpico) e as formas mais utilizadas os Poomsae;
  • Estilo Chang Hon da International Taekwondo Federation, o qual dá um ênfase maior à parte tradicional, o seu estilo de combate é Semi-Contacto e as formas utilizadas são as Tul e/ou Hyong “Chang-Hon”.

Juramento do Praticante de Taekwon-Do
"Observar os princípios do Taekwon-Do.
Respeitar o instrutor e meus superiores.
Nunca fazer mau uso do Taekwon-Do.
Construir um mundo mais pacífico..
Ser campeão da liberdade e da justiça."

Princípios do Taekwon-Do 

Os ensinamentos do Taekwon-Do devem servir como guia a todos os verdadeiros estudantes da arte.
  1. Cortesia (Ye Ui);
  2. Integridade (Yom Chi);
  3. Perseverança (In Nae);
  4. Auto Controle (Guk Gi);
  5. Espírito Indomável (Baekjul Boolgool).

Cortesia

O estudante de Taekwon-Do deverá colocar em prática, além das normas de etiqueta, os seguintes ítens:
  1. Promover o espírito de concessão mútua;
  2. Ficar envergonhado do desprezo maldoso de uma pessoa;
  3. Ser educado um para com o outro;
  4. Encorajar o senso de justiça;
  5. Distinguir o instrutor do aluno, o sênior do junior. 

Integridade 

No Taekwon-Do, a palavra integridade assume uma definição diferente daquela geralmente apresentada no dicionário webster's. Uma pessoa deve ser capaz de distinguir o certo do errado e ter consciência, caso esteja errado, de sentir-se culpado. 


Perseverança 

Há um ditado oriental que diz: "A paciência é a mãe de todas as virtudes". Certamente, a felicidade e a prosperidade são adquiridas mais provavelmente pelas pessoas pacientes. Para se alcançar algo, como um alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar seu objetivo e então, persistir constantemente. 

Robert Bruce aprendeu sua lição de perseverança através dos esforços persistentes de modesta aranha. Foram esta perseverança e tenacidade que proporcionou a ele libertar a Escócia no século XIV. Um dos segredos mais importantes para se tornar um líder de Taekwon-Do é o de superar casa dificuldade através da peseverança. 


Auto Controle 

Este ensinamento é extremamente importante dentro e fora do Do Jang, quer referindo-se a uma disputa livre ou a um assunto pessoal. Uma perda do auto controle em uma disputa livre pode ser desastrosa, tanto para o aluno quanto para seu oponente. Uma incapacidade de viver ou trabalhar dentro dos limites ou da esfera de alguém também é uma falta de auto controle.


Espírito Indomável 

"Aqui jaz trezentos que cumpriram suas tarefas".

Um simples epitáfio para um dos maiores atos de coragem conhecidos na humanidade. Apesar de enfrentarem as forças superiores de Xerxes, Leônidas e seus trezentos espartanos em Termópilas mostraram ao mundo o significado do espírito indomável, o que pode ser notado quando uma pessoa corajosa e seus príncipios forem colocados diante de diferenças dominantes.

Um sério praticante de Taekwon-Do deverá sempre conservar sua humildade. Ao defrontar-se com a injustiça, ele deve lidar com o beligerante sem hesitação ou medo  algum, com espírito indomável, indiferente de quem quer que seja ou quantos forem.
 


Filosofia do Taekwon-Do 

"É a minha esperança que através do Taekwon-Do cada um possa juntar força suficiente para chegar a ser um guardião da justiça, para combater a desunião social e para cultivar o espírito humano" (Gal. Choi Hong Hi).

Por isso, sob nenhuma circunstância, o Taekwon-Do poderá ser usado com propósitos agressivos ou violentos (quer seja em grupo ou individualmente), tampouco para propósitos comerciais ou políticos.

Esta filosofia, pedra fundamental do Taekwon-Do, guiará os estudantes sensatos desta arte marcial, alimentando-os a viver.


***

Facebook